domingo, 5 de agosto de 2007

Incrível!!!

É incrível como é que ainda há quem acredite no lixo electrónico que paira nos nossos e-mails e blogs. É normal recebermos "lixo" que nos diz, por exemplo, que não devemos usar este ou aquele produto ou deveremos reenviar para 100 e-mails um pedido de ajuda! Normalmente, para não dizer sempre, é mentira! Por isso, quanto a estas "tretas" apenas pode haver uma atitude: nunca repassar nada e, de preferência, colocar o remetente na lista negra. As autoridades têm, sempre, formas bem mais eficazes e credíveis para fazer passar as suas mensagens. O mesmo se passa em relação aos blogs, onde muitas vezes a informação é colocada sob a forma do anonimato e, em 85% dos casos, é totalmente falsa. Há que distinguir com inteligência e duvidar, quase sempre. Nos últimos dias, sugiu nos e-mails de muita gente um suposto comunicado sobre o calor, datado de 3 de Agosto. Não o reproduzimos, porque o disparate não deve ser reproduzido. Colocamos, por isso, o comunicado verdadeiro da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que pode ser consultado na página oficial daquela entidade.

ANPC DESMENTE FALSO COMUNICADO EM CIRCULAÇÃO POR INTERNET

FOI POSTO, ABUSIVAMENTE, EM CIRCULAÇÃO UM SUPOSTO «COMUNICADO Nº 42» QUE ATRIBUI À AUTORIDADE NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL A RESPONSABILIDADE POR UMA RECOMENDAÇÃO QUE REFERE QUE «TODA A POPULAÇÃO SE DESLOQUE PARA CASA ATÉ ÀS 16.30 HORAS DE HOJE» DEVIDO À SUPOSTA «APROXIMAÇÃO DE UMA ONDA DE CALOR», E QUE O SECRETÁRIO DE ESTADO DA PROTECÇÃO CIVIL TERIA DADO INDICAÇÕES NO SENTIDO DE «TODOS OS SERVIÇOS PÚBLICOS ENCERRAREM A PARTIR DAS 15.30 HORAS».
A ANPC DESMENTE VEEMENTEMENTE ESTE FALSO COMUNICADO, ADIANTANDO QUE, PARA ALÉM DE NÃO TER EMITIDO O REFERIDO COMUNICADO, NÃO EXISTE QUALQUER «ONDA DE CALOR EXTREMA», NEM FORAM FEITAS QUAISQUER TIPO DE RECOMENDAÇÕES, QUER PELA ANPC, QUER PELO SECRETÁRIO DE ESTADO DA PROTECÇÃO CIVIL RELATIVAMENTE À DESLOCAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA CASA OU AO ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

No meio de tudo isto, apenas me fica uma dúvida: como é que pessoas supostamente esclarecidas e inteligentes ainda continuam a dar credibilidade a estas coisas e a passarem aos seus contactos de internet estas "brincadeiras" de utilidade duvidosa. Quem as lança será, com certeza, feito da mesma massa dos que gostas de passar o tempo a ocupar abusivamente linhas como o 112 com falsos alarmes. Felizmente, hoje, começam a ser aplicados sistemas para detectar esta gente e aplicar-lhe a Lei.

Sem comentários: