terça-feira, 15 de maio de 2007

Blog para a prevenção de Incêndios Florestais em Gondomar está online

Este é um novo Blog promovido pela Protecção Civil da Câmara Municipal de Gondomar. Aqui, poderá ler conselhos úteis sobre a prevenção de incêndios florestais, conhecer legislação, saber informação acerca do risco diário da ocorrência de incêndios em Gondomar, acompanhar as principais notícias sobre incêndios florestais, conhecer cartografias das zonas de maior risco e quais as zonas que devem ser limpas, etc. Este é, também, o melhor meio de comunicar com os técnicos e responsáveis políticos da Câmara Municipal de Gondomar acerca deste assunto. A sua colaboração, os seus receios, os seus avisos e as suas sugestões são fundamentais para nos ajudar a prevenir e combater os incêndios florestais em 2007.






Numa imagem do Concelho captada por satélite (Google Earth), pode ver-se a enorme extensão de floresta que existe em Gondomar.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa iniciativa. Parabéns

Anónimo disse...

Aqui está um blog muito bom para os habitantes de Gondomar. É pena que outras Câmaras Municipais não façam o mesmo.

Pedrinho Do Call-Back disse...

Boa iniciativa. De louvar, um exemplo a seguir.

Só é pena que tenha o numero nacional ( e europeu ) de socorro tenha sido relegado para ultimo lugar...

continuaçao de bom trabalho!

Câmara M. de Gondomar disse...

Caro Amigo "Pedrinho"
Agradecemos as suas simpáticas palavras. Faremos por merecê-las.
Quanto ao número de emergência, recordo-lhe que este é um site dedicado a Gondomar. Assim ajudaremos a descongestionar o 112, número de emergência nacional que pode também ser usado, mas que em caso de emergência em Gondomar, reencaminhará o assunto aos nossos serviços.
Aproveitamos para informá-lo, de que o número 117, antigo número de emergência de incêndios, foi substituído pelo 112, que agora concentra todas as ocorrências, cumprindo-se, dessa forma, uma norma europeia.

Unknown disse...

Parece que finalmente a nossa autarquia abriu as portas,até agora encerradas, ás novas tecnologias com consequente aproximação aos seus municipes!
A ser verdade, só tenho que me congratular com o facto e, simultaneamente, dar os parabens aos nossos autarcas!
Esperemos que seja para valer!
Ainda estou um pouco céptico, porque a última vez que contactei a autarquia por este meio obtive resposta passado 2 meses e, pasme-se, por carta!

Anónimo disse...

Lamento discordar sobre o nível da avaliação tecnológica, através de um simples Blog.
Porém, a criação desde Blog faz todo sentido, assim como todas as iniciativas para evitar o flagelo dos grandes incêndios, sejam elas quais forem.
O combate ao fogo deveria ser assumido como um combate prioritário, assim como, seguindo de exemplo o incentivo a postura não poluidora.
Ainda mantenho a esperança que o plano de combate aos fogos em Gondomar, está tecnologicamente evoluído, aliás, considero que apenas com o recurso à mais moderna tecnologia será possível tentar igual o inimigo "fogo" especialmente num concelho com as características do nosso.

Recordemo-nos dos fogos de 2004, 2005 e 2006, casos de incêndios intermunicipais, que destruíram habitats e colocaram em risco populações e habitações.

A dimensão da floresta, merece mais do que um Blog, Jeep ou Mota. Relembro que a última camada verde periférica da cidade do porto está em Gondomar, para o bem de todos nós tem a floresta tem de resistir aos ataques do homem. O capital ambiental acumulado é, e será proporcionalmente correlativo ao nosso nível de vida a curto prazo. Os custos em organização urbanística, planeamento florestal hoje, na minha opinião são os melhores investimentos que se podem realizar para dividendos futuros.

Cumprimentos,
Luís Cardoso

Câmara M. de Gondomar disse...

Caro amigo Cardoso
No fundo, estamos todos de acordo. Este blog, de forma alguma, resolve problemas. O blog serve para, singelamente, ajudar na informação dos munícipes. De facto, como bem refere, muitas outras medidas estão já no terreno, num esforço sem precedentes. No entanto, esse esforço vem já de trás e com alguns resultados animadores.
É verdade que em 2006 grande parte da área ardida em Gondomar teve como causa incêndios que deflagraram noutros Concelhos. Se reparar, dos cerca de mil hectares que arderam em 2006 no Concelho de Gondomar, apenas 120 arderam em incêndios com origem em Gondomar. Daí que seja importante o trabalho intermunicipal e a coordenação do Comando Distrital.
Agradecemos a sua contribuição que, no fundo, vem ao encontro do que preconizamos e estamos executar.