quarta-feira, 23 de maio de 2007

O jornalismo... antes da desgraça

O blog CortaFogo cumpriu a sua primeira semana online, com mais de 700 visitas. Ainda não são números espectaculares, mas já valeu a pena. Além das referências muito positivas que temos recebido por parte dos internautas em relação aos seus conteúdos, a ideia de utilizar este meio como forma de ajudar à prevenção de incêndios florestais tem merecido particulares elogios, que a todos agradecemos.
O meio internet não é, contudo, suficiente. Paralelamente, a Câmara Municipal de Gondomar está a desenvolver campanhas locais de sensibilização e de informação. Em conjunto com as corporações de bombeiros e forças de segurança locais e, sobretudo, com as populações, o Gabinete de Protecção Civil de Gondomar, sob a responsabilidade política do Senhor Presidente da Câmara, Major Valentim Loureiro, e do Dr. Telmo Viana, Vereador, está a fazer um esforço de prevenção sem precedentes, criando novos caminhos, melhorando os existentes, criando novos pontos de abastecimento de água, novos postos de vigia, criando faixas de gestão de combustível, limpando matas e sensibilizando os proprietários a fazê-lo.
O papel da imprensa, neste domínio, é tão fundamental como o da internet ou do das equipas de sensibilização que andam no terreno. Regista-se, por isso, o gesto que vários órgãos de comunicação social, locais e nacionais têm tido, ao noticiar a existência do CortaFogo e o seu papel nesta campanha lançada pela Câmara Municipal de Gondomar. De facto, se a imprensa cumpre o seu papel ao noticiar, quando há incêndios e eles atingem tragicamente o património colectivo ou individual, não é menos verdade que o está também a fazer, quando contribui para o esforço de prevenção que está a ser feito e para a divulgação de informação que ajude a prevenir e a sensibilizar.
A divulgação deste blog e do esforço que estamos a fazer em Gondomar, para que o Verão proporcione menos notícias negativas, é, por isso, fundamental. Essa atenção que a imprensa nos tem dado, merece, também da nossa parte, um elogio ao jornalismo positivo que ainda se vai fazendo em Portugal, noticiando o que está mal, evidentemente, mas usando também esse “Quarto Poder” para informar quando a palavra de ordem não é a desgraça, mas a ausência dela ou os contributos que uma Autarquia pode dar para a minorar.
Na coluna ao lado, pode seguir links para várias notícias recentes sobre prevenção de incêndios, muitas delas fazendo referências a este blog, como esta que hoje o jornal Metro publica. É apenas um exemplo do que outros órgãos de informação têm vindo a fazer e aos quais, em nome da floresta de Gondomar e do bem estar dos Gondomarenses, prestamos também a nossa homenagem.

Nuno Santos
(Responsável pelo Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Gondomar)

Sem comentários: