sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Fogo de Sintra

Está controlado o incêndio no concelho de Sintra. Ao fim de oito horas de combate às chamas, o incêndio foi dado como circunscrito. As chamas consumiram 200 hectares de floresta. O autarca de Sintra elogiou a articulação entre as diferentes autoridades no combate a este fogo.
O incêndio no concelho de Sintra que ontem atingiu proporções preocupantes já foi dado como dominado. No combate a este fogo estiveram mais de 400 bombeiros. Apesar de estar circunscrito, o fogo continua a mobilizar 463 bombeiros e 133 viaturas. Os homens vão continuar no terreno para evitar reacendimentos explicou à TSF o secretário de Estado Protecção Civil, Ascenso Simões. «Neste momento o incêndio esta dominado, mas durante a noite ainda há muito trabalho para fazer e por isso vamos manter 400 homens no terreno», explicou o Secretário de Estado que agradeceu ainda ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o facto de ter disponibilizado todos os meios necessários. O autarca de Sintra, Fernando Seara, também agradeceu o empenho «do Governo e do secretário de Estado». Seara elogiou também o trabalho de todos as autoridades envolvidas e a «articulação entre a administração central e a Protecção Civil». O vento dificultou o trabalho dos bombeiros, algumas casas estiveram mesmo em perigo, mas segundo o presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara, «apenas o anexo de uma casa em Nafarros foi destruído». Por precaução, durante a tarde, algumas pessoas foram evacuadas.
Para o combate a este incêndio foram chamados reforços de Lisboa, Santarém e Setúbal. No local está também o regimento de sapadores bombeiros de Lisboa. O incêndio, que chegou a ter cinco focos distintos, atingiu principalmente as zonas de Nafarros, Várzea de Sintra e Carrascal.

Fonte: TSF/LUSA

Sem comentários: