quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Mais um dia de risco muito elevado em Gondomar

NÍVEL DE RISCO VERMELHO

Nesta sexta-feira, o nível de risco em Gondomar vai continuar muito elevado, ou seja, vermelho, segundo a classificação do Instituto Nacional de Metereologia. A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém, até às 21 horas deste dia 7, o alerta amarelo em todo o País, também devido ao risco de incêndio florestal. Em muitos concelhos, o risco é mesmo máximo, nomeadamente no Concelho de Castelo de Paiva, fronteiro ao de Gondomar. Entretanto, três incêndios continuavam esta noite por circunscrever no Centro e Norte do País, mobilizando mais de 320 bombeiros. O mais recente, deflagrou às 19:19 numa zona de mato em Moita de Cumes, Gouveia (Distrito da Guarda). No combate a este fogo, ainda não circunscrito, estão 42 homens, apoiados por 11 veículos, de acordo com informação da Protecção Civil. Também por circunscrever está o incêndio de Pousadas Vedras, Pombal, que lavra desde as 14:57.
Este é o fogo que mais meios está a mobilizar - 171 homens e 30 veículos, além do segundo Comando Distrital de Operações de Socorro, o Governador Civil e uma equipa de Avaliação de Incêndios Florestais, entre outras unidades especiais. O terceiro incêndio sem controlo está a consumir, desde as 11:38, uma área de mato em Vilar de Arca, concelho de Cinfães. O combate envolvia, perto das 20:50, 115 homens, 30 veículos, além de várias unidades especiais. Em Gondomar, têm surgido alguns fogachos e pequenos incêndios, que têm sido dominados pelos Bombeiros, sem que atinjam dimensões consideradas elevadas, mas a situação é de alerta, face às condições climatéricas extremas. Nunca é demais, por isso, recordar alguns concelhos:

- Não fazer qualquer tipo de fogo;

- Não utilizar equipamentos mecânicos em trabalhos agríolas, nomeadamente roçdoras de lâmina, susceptíveis de produzir faiscas ou faúlhas;

- Não deitar fforos ou pontas de cigarros para a floresta;

- Não abandonar na floresta nenhum lixo,incluindo garrafas de vidro;

- Não realizar fogueiras para recreio, lazer ou confecção de alimentos;

- Não queimar matos cortados ou sobrantes de exploração;

- Não utilizar balões de mecha acesa, foguetes ou fogo de artifício.

ALERTAR A PROTECÇÃO CIVIL, ATRAVÉS DO 112 (número nacional) OU DO 800 200 135 (em Gondomar) CASO DETECTE FOGO OU FUMO NA FLORESTA.

Sem comentários: