quarta-feira, 13 de junho de 2007

CortaFogo é ideia bem aceite e já recebeu mais de mil visitantes


Quando está quase a cumprir um mês de existência, o CortaFogo regista níveis estabilizados de audiência na Internet, ultrapassando já os dois mil pageviews, a que correspondem mais de mil e cem visitantes.

Sendo um blog direccionado para Gondomar, são números animadores e que tornam a experiência compensadora para a Câmara Municipal de Gondomar. Admitimos que a ideia pode ser mais trabalhada no futuro e enraizar-se ainda mais no espírito dos que podem e devem proteger a floresta e que, no fundo, somos todos. Mas, para já, um dado interessante nos deixa, de facto, muito satisfeitos: até agora, não nos chegou uma única crítica negativa, sinal de que estamos a ser compreendidos no esforço, por vezes inglório, mas que vale a pena, de tentar evitar incêndios florestais em Gondomar.

Voltando aos números
, podemos verificar que se registou um maior número de visitantes no dia 17 de Maio, com 83 internautas a navegar no CortaFogo. Os primeiros dias de blog beneficiaram de divulgação na imprensa local e nacional, que assim deu conta da original ideia da Câmara Municipal de Gondomar. Depois disso, o número de visitantes varia entre os 30 e os 60, sendo interessante verificar que quando há mais calor, há mais visitas ao site. Na análise semanal, verificamos que, exceptuando a semana de lançamento, que foi a que mais visitantes registou, o blog tem vindo a tornar-se, nas três seguintes, cada vez mais popular, tendo recebido na última semana, 283 visitantes (444 pageviews) diferentes. A quarta-feira é, por outro lado, o dia com maior número de visitantes, sendo os dias de fim-de-semana os que menos forasteiros regista, embora sem grandes oscilações. Quanto a horários, é da parte da tarde que mais internautas nos visitam, sobretudo, entre as 15 e as 16 horas.

O CortaFogo já recebeu visitas de todos os cantos do Mundo. Mais de 96% provêm, como era de esperar, de Portugal, mas 37 brasileiros já visitaram o site, bem como oito espanhóis, seis norte-americanos, dois moçambicanos… verificando-se ainda visitas a partir de computadores na Indonésia, Singapura, Egipto e Argentina, entre outros.


No capítulo da procura em motores de busca, o google domina, embora alguns já tenham vindo parar ao CortaFogo através do sapo, do msn e de outros motores de busca. Bem como através de links, como os instalados nos sites das Juntas de Freguesia de Rio Tinto e de Fânzeres ou de notícias espalhadas por blogs como VerdeVerão ou sites noticiosos, como o PortugalDiário. As palavras chave que mais trazem gente ao CortaFogo são “incêndios”, “protecção”, “floresta” e “Gondomar”. Cerca de 85% dos visitantes utiliza o Windows XP e a maioria o Internet Explorer 7.

Olhando para dentro, vemos que estão já publicados 34 artigos (mais do que um por dia), além de muitos links, documentos, imagens e vídeos, além dos editais e das cartografias dos caminhos, pontos de água, postos de vigia e zonas limpas na floresta.

São… apenas números. Indicadores. Como os que anualmente marcam as vidas dos portugueses quanto assistem à sua floresta a ser devorada pelas chamas. Tentemos todos melhorar estes números. Fazendo crescer os do CortaFogo e… cortando nos números de um flagelo que pode ser minorado.

Veja as estatísticas do CortaFogo segundo a Motigo Webstats

Sem comentários: