
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Grécia em situação de catástrofe

As consequências das alterações climatéricas nos incêndios florestais

terça-feira, 26 de junho de 2007
Temperatura a subir
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Gondomar vai ter CLUBE DE PROTECÇÃO CIVIL

A Autoridade Nacional da Protecção Civil e a Câmara Municipal de Gondomar vão apresentar o “Clube de Protecção Civil”, no dia 26 de Junho de 2007, pelas 14,30 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Gondomar. O "Clube de Protecção Civil” é um projecto pedagógico informal dinamizado pelos Comandos Distritais de Protecção Civil. Envolve, também, as Direcções Regionais de Educação, os Serviços Municipais de Protecção Civil e os Governos Civis e é dirigido aos alunos dos 2º e 3º ciclos de escolaridade. Apresenta-se como um dossier com informação sobre o sistema de protecção civil, principais riscos colectivos, sugestões de trabalho e diversas

terça-feira, 19 de junho de 2007
Blogosfera contra o fogo

domingo, 17 de junho de 2007
Precipitação baixa risco de incêndios

quarta-feira, 13 de junho de 2007
CortaFogo é ideia bem aceite e já recebeu mais de mil visitantes

Sendo um blog direccionado para Gondomar, são números animadores e que tornam a experiência compensadora para a Câmara Municipal de Gondomar. Admitimos que a ideia pode ser mais trabalhada no futuro e enraizar-se ainda mais no espírito dos que podem e devem proteger a floresta e que, no fundo, somos todos. Mas, para já, um dado interessante nos deixa, de facto, muito satisfeitos: até agora, não nos chegou uma única crítica negativa, sinal de que estamos a ser compreendidos no esforço, por vezes inglório, mas que vale a pena, de tentar evitar incêndios florestais em Gondomar.
, podemos verificar que se registou um maior número de visitantes no dia 17 de Maio, com 83 internautas a navegar no CortaFogo. Os primeiros dias de blog beneficiaram de divulgação na imprensa local e nacional, que assim deu conta da original ideia da Câmara Municipal de Gondomar. Depois disso, o número de visitantes varia entre os 30 e os 60, sendo interessante verificar que quando há mais calor, há mais visitas ao site. Na análise semanal, verificamos que, exceptuando a semana de lançamento, que foi a que mais visitantes registou, o blog tem vindo a tornar-se, nas três seguintes, cada vez mais popular, tendo recebido na última semana, 283 visitantes (444 pageviews) diferentes. A quarta-feira é, por outro lado, o dia com maior número de visitantes, sendo os dias de fim-de-semana os que menos forasteiros regista, embora sem grandes oscilações. Quanto a horários, é da parte da tarde que mais internautas nos visitam, sobretudo, entre as 15 e as 16 horas.
O CortaFogo já recebeu visitas de todos os cantos do Mundo. Mais de 96% provêm, como era de esperar, de Portugal, mas 37 brasileiros já visitaram o site, bem como oito espanhóis, seis norte-americanos, dois moçambicanos… verificando-se ainda visitas a partir de computadores na Indonésia, Singapura, Egipto e Argentina, entre outros.

No capítulo da procura em motores de busca, o google domina, embora alguns já tenham vindo parar ao CortaFogo através do sapo, do msn e de outros motores de busca. Bem como através de links, como os instalados nos sites das Juntas de Freguesia de Rio Tinto e de Fânzeres ou de notícias espalhadas por blogs como VerdeVerão ou sites noticiosos, como o PortugalDiário. As palavras chave que mais trazem gente ao CortaFogo são “incêndios”, “protecção”, “floresta” e “Gondomar”. Cerca de 85% dos visitantes utiliza o Windows XP e a maioria o Internet Explorer 7.
Olhando para dentro, vemos que estão já publicados 34 artigos (mais do que um por dia), além de muitos links, documentos, imagens e vídeos, além dos editais e das cartografias dos caminhos, pontos de água, postos de vigia e zonas limpas na floresta.
São… apenas números. Indicadores. Como os que anualmente marcam as vidas dos portugueses quanto assistem à sua floresta a ser devorada pelas chamas. Tentemos todos melhorar estes números. Fazendo crescer os do CortaFogo e… cortando nos números de um flagelo que pode ser minorado.
Veja as estatísticas do CortaFogo segundo a Motigo Webstats
terça-feira, 12 de junho de 2007
Colónias de Férias sobre Ambiente

segunda-feira, 11 de junho de 2007
Aprovado Regulamento do Fundo Florestal Permanente
Leia o Despacho no Diário da República.
domingo, 10 de junho de 2007
Os incêndios na Europa

sábado, 9 de junho de 2007
Incêndios florestais. Pesquisa na rede

Outro artigo interessante sobre o assunto está publicado no Young Reporters for the Environment, um site ecológico de consulta obrigatória. Leia o artigo aqui.
Mais detalhado é o trabalho publicado no site Insegurança No Sapo. Um artigo que merece uma leitura atenta, neste link.
Na área dos links, no menu lateral, temos publicadas outras ligações interessantes a sites de organismos públicos e não só, a propósito desta temática. Se conhecer mais sites ou blogs que considere interessantes, envio-nos o link, na área de comentários deste artigo.
sexta-feira, 8 de junho de 2007
Portugal terá este ano 52 meios aéreos para combate de incêndios florestais

quarta-feira, 6 de junho de 2007
Cicatrizes vistas do espaço

Guadalajara - Tragédia em Espanha

O maior incêndio que ocorreu em Espanha, ficou conhecido como incêndio de Guadalajara e teve início num pequeno churrasco (foto ao lado) em 2005. As autoridades não foram suficientemente rápidas a atacar as chamas. O autor involuntário do fogo carrega hoje a responsabilidade criminal – e a consciência – de ter sido responsável pela destruição de 13 mil hectares de floresta, dezenas de habitações, campos agrícolas, vidas de animais e… 11 vidas humanas. 500 pessoas ficaram desalojadas, muitas perderam tudo o que tinham. A preservação de bens tão valiosos é uma responsabilidade de todos: políticos, proprietários, cidadãos comuns, forças de segurança.
terça-feira, 5 de junho de 2007
AMARELO - Nível de risco sobe em Gondomar

O nível de risco da ocorrência de incêndios sobe amanhã (quarta-feira), em Gondomar, para AMARELO, ou seja, passou a moderado, o que implica alguns cuidados e, sobretudo, alerta. Boa parte do País encontra-se esta quarta-feira com níveis de alerta elevado e muito elevado, chegando a haver mesmo zonas onde o risco é mesmo máximo. O Interior Centro é onde o dia promete ser mais perigoso. Convém, portanto, mais do que nunca, evitar comportamentos que signifiquem risco para a floresta. Por exemplo: não atire pontas de cigarro pela janela do seu automóvel enquanto viaja; não faça fogueiras, por pequenas ou inofensívas que lhe pareçam; tome todas as precauções se fizer piqueniques ou se andar pelas matas, evitando o uso de isqueiros ou fósforos; não faça queimadas. Estes comportamentos, além de proibidos por Lei, podem colocar a floresta em risco, bem como a sua vida e a vida e bens de outras pessoas. Caso detecte aquilo que pense ser um princípio de incêndio, não hesite e contacte a protecção civil de Gondomar (800200135) ou ligue o número de emergência nacional 112.
Em 2006 a maioria dos incêndios que afectaram Gondomar teve origem em Municípios vizinhos

segunda-feira, 4 de junho de 2007
Canarinhos foram apresentados

A Autoridade Nacional de Protecção Civil apresentou sábado a "Companhia Especial de Bombeiros", um grupo de 140 homens profissionais. O novo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, prometeu mais um agrupamento para 2008. Esta unidade ficará distribuída pelos Distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Guarda, onde vai prestar serviços de combate inicial a incêndios florestais. Logo que é dado o alarme de incêndio, a força será transportada "de imediato para o local por helicóptero", segundo revelou o comandante José Realinho. Os "Canarinhos" usam enxadas, pás, machados e ancinhos como forma de "cortar" o caminho do fogo.